Giro pelo Estado – Turismo, saúde, coleta seletiva, núcleos do PSB-RS e muito mais

15/10/2021 (Atualizado em 18/10/2021 | 09:30)

Leia aqui as principais notícias socialistas da semana no Rio Grande do Sul

Turismo - O presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho, deputado Dalciso Oliveira (PSB), promoveu uma audiência pública inédita, na tarde do último dia 7 de outubro: dentro de uma antiga mina de ametista, onde atualmente funciona uma vinícola, no Município de Ametista do Sul.

Participaram lideranças políticas e empresariais de vários municípios gaúchos e do Estado, além de representantes do Ministério do Turismo. Os desafios do turismo durante e após a pandemia e as potencialidades de Ametista do Sul e região para a retomada da economia foram os temas do debate.

 

Direito animal - Uma live, no último dia 8, marcou o lançamento do núcleo socialista da causa animal. Com mediação do presidente estadual, Mário Bruck, a ação teve a participação de quatro vereadoras gaúchas, defensoras tradicionais do respeito e da proteção aos animais. O núcleo é aberto a todos os filiados do PSB e, para mais informações, contate o e-mail nucleospsbrs@gmail.com.

Beatriz Souza, de Bagé, Fabiane Peglow, de São Lourenço do Sul, Márcia Fumagali, de Uruguaiana, e Marisa Schwarzer, de Pelotas, contaram um pouco de suas experiências e de ações que pretendem implementar em suas cidades. 

 

Visita - A conjuntura política estadual e nacional, os preparativos do partido para as próximas eleições e a pré-candidatura de Beto Albuquerque ao Palácio Piratini foram os assuntos tratados na visita da presidente socialista de Santana do Livramento, Mari Machado, ao presidente estadual do PSB, Mario Bruck, realizada na tarde do dia 11 de outubro. 

Também na pauta do encontro, os candidatos ao legislativo estadual e federal da fronteira Oeste.

 

Coleta seletiva - O Município de Nicolau Vergueiro, sob administração do prefeito socialista Geraldo Antonio Muniz, dará início à coleta seletiva de resíduos na cidade. A Cooperativa CooperAção realizará o recolhimento em datas definidas e divulgadas antecipadamente, com a primeira coleta no dia 23 de outubro de 2021.

A orientação é que os munícipes separem os resíduos recicláveis, acondicionem em sacos e coloquem em frente às suas residências nos dias e horários do recolhimento, que serão divulgados previamente. Para isso, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar sacos plásticos que deverão ser utilizados apenas para o armazenamento desse material. 

 

Mamografia - Em fevereiro deste ano, 280 mulheres aguardavam para realizar a mamografia pelo Sistema Único de Saúde, em Taquara, exame preventivo no combate ao câncer de mama. Em oito meses de trabalho, o setor de Marcação de Consultas conseguiu zerar esta espera, que estava reprimida em razão dos efeitos da pandemia e da suspensão dos atendimentos e exames eletivos.
Para a prefeita Sirlei Silveira (PSB), o feito é mérito do trabalho de busca ativa aos pacientes que aguardavam pelo serviço no Município.

 

Plantio da soja - Um dos maiores produtores de soja do Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos, realizou no dia 13 de outubro, a tradicional cerimônia de abertura oficial do plantio do grão no Estado. A data faz parte do calendário oficial de eventos gaúchos e foi criada por lei de autoria do deputado Heitor Schuch, que participou do evento.

Os impactos da soja têm papel fundamental no PIB do Rio Grande do Sul, ode é cultivada em 424 municípios, em 95.400 estabelecimentos, ocupa 6,08 milhões de hectares plantados e representa uma produção de 20.2 milhões de toneladas colhidas.

 

Educação - Nesta quinta-feira, 14, o PSB RS realizou uma live de lançamento do Núcleo Estadual em Defesa da Educação. A transmissão contou com a participação da ex-deputada do PSB Maria Augusta Feldman, que já presidiu o CPERS, do ex-vice-prefeito de Ronda Alta e ex-secretário da Educação, Odemar Raimondi e de Pablo Mendes, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). A mediação da live ficou a cargo do presidente estadual da sigla, Mário Bruck.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS