PSB RS cria Núcleo Estadual em Defesa da Educação

15/10/2021 (Atualizado em 15/10/2021 | 16:18)

Nesta quinta-feira, 14, o PSB RS realizou uma live de lançamento do Núcleo Estadual em Defesa da Educação. A transmissão contou com a participação da ex-deputada do PSB Maria Augusta Feldman, que já presidiu o CPERS, do ex-vice-prefeito de Ronda Alta e ex-secretário da Educação, Odemar Raimondi e de Pablo Mendes, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). A mediação da live ficou a cargo do presidente estadual da sigla, Mário Bruck.

Com o alcance de mais de 1,2 mil pessoas, o debate durou pouco mais de 1h30 e foi transmitido ao vivo pela página oficial do Facebook do PSB RS e demais regiões do Estado. Com a participação ativa dos internautas, a transmissão contou com mais de 200 comentários de pessoas parabenizando a ação do partido e o alto nível do debate sobre um tema tão importante e que afeta a vida de toda a sociedade.

Para Bruck, valorizar a educação é valorizar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “No passado, fomos referência na educação. Nos últimos 20 anos, nosso Estado perdeu muito no que diz respeito à qualidade do ensino e infraestrutura. A educação precisa ser uma prioridade. É urgente!”, ponderou ao começar a transmissão.

Durante o lançamento do núcleo, Bruck lembrou que a campanha de Beto Albuquerque como pré-candidato ao governo do RS tem como foco central a educação. “A educação nunca é uma prioridade nos governos. Acreditamos que, com um ensino de qualidade, é possível melhorar outros fatores que afetam o Estado como a falta de mão-de-obra qualificada, por exemplo”, disse, ressaltando que a educação pode mudar a qualidade de vida das pessoas e auxiliar no desenvolvimento do país.

Outro dado importante, que foi apresentado pelo presidente do PSB gaúcho, é que os trabalhadores da indústria do RS possuem dois anos a menos de escolaridade do que a média nacional. Além disso, no Estado, eles ganham R$ 1 mil a menos do que os demais trabalhadores da indústria brasileira. “A baixa escolaridade afeta diretamente na economia das pessoas”, ponderou.

Em seu discurso, Maria Augusta ressaltou que trabalhou por 25 anos dentro das salas de aulas (no magistério) e até mesmo em escolas agrícolas. “A experiência nas salas de aula me fez querer entrar na luta sindical, a fim de buscar a valorização da educação e da categoria”, contou a ex-deputada estadual.

Segundo ela, durante a sua passagem pelo CPERS, a falta de verba e infraestrutura da educação pública sempre esteve na pauta dos debates. “Os professores sempre tiverem que se reinventar devido a falta de recursos e aprender a lidar até mesmo com a agressividade de determinados alunos”.

Na oportunidade, Raimondi falou sobre a importância da criação do núcleo para a troca de ideias entre a categoria. “Estou acompanhando a realidade do dia a dia das escolas da rede estadual. Atualmente, tenho mais de 300 alunos e a luta é diária para evitar a evasão escolar, ainda mais em tempos de pandemia”, afirmou, lembrando que a educação do RS tem sérios problemas nos espaços físicos.

Mendes afirmou – em sua fala - que não há pauta mais urgente que a educação e destacou exemplos positivos e outros países. “A Finlândia tem um ótimo programa de ensino, temos que ver o que eles fizeram para nos inspirarmos para transformar a nossa nação”, pontuou e lembrou, ainda, que no Brasil, o estado de Pernambuco – que tem um governo socialista - tem tido êxito no que se refere à educação.

Ainda durante a transmissão, Beto Albuquerque  - que participou do debate através de um vídeo – parabenizou a direção estadual pela decisão de criar núcleos em diferentes áreas, a fim de dar força para causas importantes para a sociedade.

Para assistir a live na íntegra, acesse Facebook.com/PSBRS

Se você tem interesse em participar do Núcleo Estadual em Defesa da Educação, envie e-mail para nucleospsbrs@gmail.com

 

Fonte: Stéphany Franco/Ascom PSB RS