Comitiva gaúcha negocia preço mínimo da uva em Brasília

14/10/2021 (Atualizado em 14/10/2021 | 11:17)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Comitiva coordenada pelo deputado Elton Weber e composta pelo presidente da Comissão Interestadual da Uva, Cedenir Postal, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, OIir Schiavenin, estará em Brasília nos dias 20 e 21 deste mês para uma nova rodada de negociação do preço mínimo para o quilo da uva comum para a safra 2021/2022. 

 Após a reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante a Expointer, em setembro, o encontro agora será com técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Ministério da Agricultura.  A criação de uma linha específica de crédito para a compra da safra com prazo de 12 meses para capital de giro até a venda do produto final também estará em pauta.

A expectativa do deputado Elton Weber, também coordenador da Frente Parlamentar da Vitivinicultura da Assembleia Legislativa, é que o valor do preço mínimo contemple pelo menos o custo de produção levantado pelo segmento e que o prazo do pagamento total da uva seja respeitado, com conclusão em maio. 

De acordo com o estudo do Dieese o custo variável é de R$ 1,34 o quilo, uma alta de 23% em relação a última safra no Rio Grande do Sul. “O custo de produção serve de referência para balizar as negociações e definição do preço de mercado da próxima safra. O preço deve ser justo, para tal, deve cobrir o custo de produção e proporcionar margem de lucratividade”.   

A Comissão Interestadual da Uva representa cerca de 20 mil pequenos estabelecimentos rurais formados em sua grande maioria por agricultores familiares com área média cultivada de 2,5 hectares no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Geradores de emprego e renda, os produtores das regiões vitícolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul respondem por quase 90% das uvas produzidas para as indústrias vinícolas, gerando 100 mil empregos diretos e indiretos.

Fonte: Ascom dep. Elton Weber