Secretaria de Saúde de Nicolau Vergueiro e Conselho Municipal de Saúde realizam a VIII Conferência Municipal de Saúde

05/10/2021 (Atualizado em 05/10/2021 | 14:56)

divulgação
divulgação

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. VIVA O SUS VOCÊ TAMBÉM”, foi realizada na tarde da última quinta-feira, 30 de setembro, a VIII Conferência Municipal de Saúde de Nicolau Vergueiro. Em função da pandemia da Covid-19, o evento aconteceu de forma restrita e contou com a presença do vice-prefeito Delmar A. Diehl, da presidente da Câmara Municipal de Vereadores Gilani M. S. Neuhaus, do secretário municipal de Saúde Eduardo G. Scolari, da presidente do Conselho Municipal de Saúde Emaiara Sizinando e demais integrantes do conselho.

Na ocasião, foram apresentados os três eixos temáticos da conferência, sendo eles:
1) Saúde como Direito - abordado pela palestrante Carolina Pereira Montiel; 2) Consolidação dos princípios do SUS - abordado pela palestrante Andréia Blau Brasil; 3) Financiamento adequado e suficiente do SUS - abordado pelas palestrantes Andressa Pelinson e Jordana Figueiredo Jardim. Após a apresentação e abordagem dos eixos norteadores, o palestrante Joaquim Recaldes dos Santos Júnior discorreu sobre o tema “Defesa do SUS”.

Em seguida, foram apresentadas as propostas sugeridas para cada eixo, ficando definidas através de votação, as seguintes propostas:
- Eixo 1: Consolidar e otimizar as notificações obrigatórias com o cruzamento de dados em um sistema unificado de informações, identificando os condicionantes e determinantes, visando, a partir das informações obtidas, prevenir a doença e promover a saúde, melhorando os indicadores pactuados na saúde;
- Eixo 2: Instituir a efetiva profissionalização da gestão do SUS em todos os níveis, com os cargos ocupados por profissionais de carreira concursados, com formação e perfil necessários para atenderem às necessidades do SUS e da população brasileira;
- Eixo 3: Garantir 10% do PIB para Saúde Pública.

Foram também definidos os delegados que representarão o município de Nicolau Vergueiro na 17ª Conferência Nacional de Saúde, sendo eles: Carlos Groth e Fernanda Ramos (usuários), Emaiara Sizinando (profissional da Saúde) e Eduardo G. Scolari (gestor público). O evento foi transmitido ao vivo na página do município no Facebook, assegurando a participação da comunidade em geral.

Fonte: PMNV