Observatório do Desenvolvimento encerra semana de estreia com a live do Vale do Rio dos Sinos

01/10/2021 (Atualizado em 01/10/2021 | 12:15)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Observatório do Desenvolvimento RS fez o lançamento da Regional do Vale dos Sinos, através de uma live em sua página no Facebook - Observhttps://www.facebook.com/observatorio.desenvolvimentorsatórihttps://www.facebook.com/observatorio.desenvolvimentorso do Desenvolvimento RS. A live completou a primeira série composta pela Região da Fronteira, Campanha e Vale do Rio Pardo. As transmissões, que agora acontecem diariamente durante a semana, todos os dias às 19h30, mostraram as dificuldades sociais e econômicas das regiões e debateram formas de solucionar os problemas. 

Participaram do lançamento de ontem, dia 30 de setembro: 

Vicente Selistre,  sapateiro, dirigente sindical e advogado. Dentro do sindicalismo atua como presidente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, vice-presidente nacional da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e vice-presidente para a América Latina da União Internacional Sindical dos Trabalhadores na Indústria de Calçados, do Couro, Têxtil e  Vestuário da Federação Sindical Mundial – FSM. Foi vereador da cidade de Campo Bom em 1997-2000 e deputado federal em 2012.

Vanderlan Vasconselos, advogado, pós-graduado em Direito Político. Suplente de deputado estadual por sete vezes, ex-vereador e ex-prefeito de Esteio (duas vezes), ex-deputado, já atuou como gestor administrativo da CEASA/EMATER/RS.

Rodrigo Colissi - técnico em eletrônica, modelista de bolsas e acessórios para moda. Estudante do 3º semestre em Gestão Pública e 2º semestre em Gestão Ambiental. Já atuou como assessor na Secretaria de Obras, como técnico em Sistemas de Segurança na Secretaria de Segurança e como diretor de Habitação na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Atualmente, trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Social como coordenador de políticas públicas para pessoas com deficiência. Foi candidato a vereador em 2016/2020, presidente do CPM do Colégio Senador Alberto Pasqualini, desde 2017, e secretário da APEMEM da Escola Monteiro Lobato.

Egon Kirchhein - filho de pequeno agricultor, natural de Doutor Mauricio Cardoso, é morador de Sapiranga, desde 1991. Foi catequista, liturgista, líder de grupo de jovens no interior, onde também concorreu a vereador no ano de 1988. Em Sapiranga, trabalhou em fábricas de calçados, metalúrgica e na assessoria de bancada na Câmara de Vereadores. Em 1995, tornou-se servidor dos Correios, após passar em concurso público. Foi conselheiro tutelar e vereador por quatro mandatos. Em 2013, atuou como secretário especial de Gabinete e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo.

Liliane Maria Rabello -  professora de educação física e fisioterapeuta, especialista em Ciências do Esporte pela UFRGS. Trabalhou no Estado, Município e SESI. Foi diretora de Esportes de Esteio durante a gestão de Vanderlan Vasconcelos.

Os participantes debateram sobre a educação e o aumento do distanciamento social durante a pandemia. Pontuaram que a desigualdade aumentou, já que alunos mais pobres não têm acesso a Internet, o que dificultou bastante o aprendizado. Além disso, o modelo escolar foi debatido, o grupo pretende encontrar formas de aprendizagem que minimizem as diferenças sociais, a região possui uma grande variedade de universidades, cursos e devem ser oferecidos para todos os jovens. Foram apresentados os números da região e depois desse levantamento os participantes vão voltar a participar das lives, com a presença de especialistas, para buscar soluções para os problemas levantados pelo Observatório. 


 >>> Clique aqui e assista a live.


O QUE É OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO:


O Observatório do Desenvolvimento do RS é um projeto de mobilização popular e análise de dados em administração pública.  Foram produzidos relatórios com indicadores nas áreas de saúde, educação, justiça social e economia.


Estas informações captadas assumirão caráter propositivo, buscando uma interlocução objetiva entre setor público e sociedade civil, através de audiências públicas, abaixo assinados digitais, debates locais e regionais.


Para o coordenador Mário Bruck, coordenador geral do projeto no RS, "É fundamental que as políticas públicas sejam pautadas em necessidades reais da população. O Observatório entende que a construção de uma sociedade mais justa e fraterna para todos os gaúchos e gaúchas, passa inevitavelmente pela participação popular.”


O projeto realizou levantamentos de dados de mais de 120 municípios gaúchos em 21 regiões do Estado. Além dos diagnósticos, o projeto busca o debate através de audiências públicas, petições e diversas formas de participação popular.


As peculiaridades do Rio Grande do Sul são diversas, nossos desafios de infraestrutura, emprego, saúde e bem estar são muito distintos em cada região.


O observatório buscará um debate amplo sobre a vida prática da população, e para isso, lança sua segunda regional que traz um relatório com 24 indicadores preliminares nas áreas de economia, saúde, educação e justiça social, que servirão de base para debates e mobilizações em centenas de municípios pelo Rio Grande do Sul.


Você pode acompanhar todos os debates e de todas as regiões gaúchas através da página do Observatório no Facebook.

Fonte: Ascom PSB RS