1º de outubro – “Quando meus males forem velhos, os teus serão novos”

30/09/2021 (Atualizado em 01/10/2021 | 13:23)

Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade

Fotos:  Reprodução
Fotos: Reprodução

Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a celebração da data de 1º de outubro tem como objetivo sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

No Brasil, em outubro de 2003 foi aprovada a Lei que instituí o Estatuto do Idoso, prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

 No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Neste sentido, o Núcleo do Idoso do PSB-RS, conclama os filiados do partido, assim como toda a comunidade, a refletir sobre a questão da terceira idade no Brasil e toda a problemática da violência urbana, saúde e meio ambiente.

“Quando meus males forem velhos, os teus serão novos é essencialmente a lógica da vida. O jovem de hoje é o velho de amanhã. E quando morre um idoso, morre também uma biblioteca, um acervo de memórias e experiências. E, debater  este ciclo, é debater a própria vida”, enfatiza Roberto Jakubaszco, coordenador do Núcleo do Idoso socialista.

Jakubaszko ressalta também que a idade não é empecilho para a viver, amar, trabalhar, votar e participar ativamente de sua comunidade. E este é o sentido da celebração da data.





Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS