Defesa Civil de Taquara realiza a sanitização de escolas infantis

22/09/2021 (Atualizado em 23/09/2021 | 09:43)

Medida ocorreu após surtos virais de doenças como gripe comum e mão-pé-boca

divulgação
divulgação

Quatro escolas infantis de Taquara receberam a sanitização de salas, brinquedos e ambientes coletivos nos últimos dias. A higienização foi feita pela Defesa Civil do Município após surtos de doenças virais como gripe comum e pé-mão-boca, nas Escolas Municipais de Educação Infantil Tia Bete, Vovó Domênica, Vovó Arlete e Tia Pati. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Taquara, Matheus Modler, as recentes limpezas não estão ocorrendo por conta de casos de Covid-19. 

 

O trabalho de sanitização das unidades de ensino começou neste ano por causa da pandemia, quando houve a volta das aulas presenciais. Matheus explica que, com a queda de casos de Covid em Taquara, esta higienização passou a ocorrer também para o combate de outros surtos virais. “Existem épocas do ano em que esses vírus circulam com maior intensidade entre as crianças, então mesmo com a redução do contágio por coronavírus, continuamos com o serviço para ajudar a eliminar surtos de outras doenças”, comenta.

 

A limpeza é realizada por um agente da Defesa Civil após as aulas, no turno da noite, e a higienização completa ocorre na manhã seguinte, antes dos alunos chegarem na escola. O coordenador ressalta que o produto utilizado para a descontaminação não causa riscos às pessoas. “É um produto liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as sanitizações de superfícies e descontaminação de ambientes. Seu princípio ativo dura por algumas horas e não há riscos de lesões para as crianças ou adultos.”

 

Trabalho de higienização não interrompeu nenhuma aula

 

As recentes sanitizações não causaram a suspensão das aulas, pois não houve surtos de Covid nestas escolas. Matheus lembra que a medida só ocorre se houver mais de dois casos confirmados em uma única turma, e apenas essa turma teria suas aulas interrompidas. Ele frisa que, se alguma escola identificar um surto viral, esta deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), que comunicará a Defesa Civil de Taquara, para a descontaminação das salas de aula.

Fonte: PMT