Exposição "Caminhos de Anita" pode ser prestigiada na Prefeitura de Taquara

17/09/2021 (Atualizado em 17/09/2021 | 09:30)

Foto: Magda Rabie
Foto: Magda Rabie

Os Festejos Farroupilhas deste ano fazem uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi. A promoção da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, intitulada "Caminhos de Anita" vem retratar e valorizar a história da mulher considerada heroína pelo povo gaúcho por lutar bravamente com seu esposo Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, ocorrida de 1835 a 1845. Em Taquara, a exposição "Caminhos de Anita" é promovida pelo Departamento de Cultura e pode ser prestigiada no saguão da prefeitura, até a próxima semana. Na segunda-feira, 20 de setembro, será divulgado um vídeo alusivo nas redes sociais do Município.


Quem visitar a exposição poderá conhecer um pouco mais da vida de Anita Garibaldi através de banners que trazem a sua biografia, além de objetos do Museu Municipal Adelmo Trott e de algumas doações utilizadas na montagem do cenário que idealizam a figura de Anita, uma amazona conhecida como a heroína dos dois mundos como conta o professor de História, Maicon Diego Rodrigues.


"A questão da temática entrelaça à Revolução Farroupilha, a valorização da mulher reforçando a figura feminina e a própria bravura de Anita. Ela tem o título de heroína dos dois mundos, pois além de lutar com Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha, também lutou com o marido pela unificação da Itália sendo considerada heroína aqui e na Itália. Anita é muito importante no contexto da Revolução", observa Maicon.


Fonte: Prefeitura Municipal de Taquara