Prefeitura de Candelária projeta asfaltar e calçar mais ruas da cidade

16/09/2021 (Atualizado em 17/09/2021 | 10:36)

Executivo irá enviar para a Câmara projeto de lei para autorizar um financiamento que será usado também para a aquisição de uma motoniveladora e de um caminhão pipa

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Candelária está projetando um novo amplo cronograma de pavimentação de ruas da cidade. Para tanto, já está aprovada uma linha de crédito pela Caixa Econômica Federal, através do Programa Finisa, financiamento para obras de infraestrutura e saneamento voltado ao setor público. O prefeito Nestor Ellwanger (Rim) e o vice Cristiano Becker dedicaram uma atenção especial a este projeto nas últimas semanas. Neste sentido, estudaram algumas possibilidades de financiamento, optando pelo Finisa por melhor atender os interesses do município. Apesar da aprovação de um crédito significativamente maior, em razão dos indicadores favoráveis da Prefeitura, a intenção é realizar um financiamento de R$ 9,8 milhões, com previsão de pagamento em 108 meses, com 12 meses de carência.


A operação de crédito irá viabilizar um avanço importante na pavimentação de ruas da cidade. “Queremos trabalhar para calçar grande parte das ruas da cidade”, observou o prefeito Rim, destacando que este projeto irá representar um grande impulso nesta direção. A relação de ruas incluídas neste projeto é ampla, divididas em algumas que receberão pavimentação asfáltica e outras com calçamento através de bloquetos de concreto. Rim ainda registra que o investimento se justifica plenamente, à medida que melhora a qualidade de vida e a autoestima dos moradores das ruas pavimentadas. Já o vice-prefeito Cristiano Becker acrescenta que os benefícios também são coletivos, uma vez que as ruas calçadas favorecem a mobilidade urbana e o funcionamento do trânsito da cidade.


Através do financiamento, a Prefeitura de Candelária também planeja adquirir uma motoniveladora nova, popularmente conhecida como patrola, e um caminhão pipa. De acordo com Rim, a nova patrola será usada para ajudar no permanente esforço na recuperação e na manutenção das estradas. “Nos preocupamos com os moradores da cidade, mas também com a população do nosso interior, que precisa e merece boas estradas para se deslocar e escoar sua produção”, explicou Rim. O vice Cristiano lembrou que as estiagens estão se repetindo com frequência, realidade que obriga o município a se equipar melhor. Neste aspecto, segundo acrescentou, um caminhão pipa será muito importante para o transporte de água para ajudar a população rural na dura realidade dos dias de estiagem. Rim ainda lembrou que água potável é um direito fundamental das pessoas, tanto dos habitantes da cidade, como do interior. O projeto de lei para levar adiante esses investimentos será encaminhado à Câmara na próxima semana.

 

 

O cronograma de pavimentação


As ruas as serem asfaltadas:

- Continuação da Rua Intendente Albino Lenz, incluindo a construção de ponte sobre o arroio Molha Pequenos (trecho entre a Rua 9 de Maio e a Rua Lopes Trovão);

-  Rua Borges de Medeiros (trecho entre a Avenida Marechal Deodoro até a Rua Botucaraí);

-  Rua Botucaraí (trecho restante entre a ERS 400 e a RSC 287);

-  Rua 20 de Setembro (trecho entre a Rua Borges de Medeiros e a Rua Botucaraí);

- Rua Intendente Albino Lenz (trecho entre a Rua Borges de Medeiros e a Rua Botucaraí).

As ruas para calçamento com bloquetos

- Rua 22 de Abril;

-  Rua 9 de Maio (trecho entre a Rua Intendente Albino Lenz até a ERS 400);

- Rua Potreiro Grande

-  Rua Zica Kochenbrger;

-  Rua Pastor Bohn;

-  Rua Botucaraí (trecho entre o Arroio Laranjeira e a Rua 13 de Maio);

-  Rua Dona Aurora;

-  Rua Garibaldi (trecho da esquina da Rua Lagoa Vermelha até a Rua Vera Cruz);

- Rua Riqueto Furlan (trecho da Rua La Salle até o final de sua extensão).

Fonte: PMC