Josué Guimarães: o primeiro vereador do PSB em Porto Alegre

06/09/2021 (Atualizado em 08/09/2021 | 09:35)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Josué Guimarães é considerado um dos grandes escritores brasileiros do século XX, produzindo obras fundamentais da literatura latino-americana como romancista. Foi também jornalista, além de ser autor de histórias infantis e infanto-juvenis. Sua obra é, antes de tudo, democrata e ferrenhamente humanista.

Josué foi sistematicamente perseguido pela ditadura e pelos poderosos de plantão, mantendo uma admirável coerência que acabou por alijá-lo do meio cultural oficial. Depois de Erico Verissimo é, sem dúvida, o escritor mais importante da história recente do Rio Grande e um dos mais importantes do país.

Sua literatura continua atual, mesmo décadas depois da publicação, como por exemplo, o romance “Tambores Silenciosos”. A obra narra os acontecimentos de uma cidade sitiada por um prefeito militar, que tenta romper a comunicação da cidade com o mundo, de forma que apenas suas falsas verdades sejam admitidas. Na base política disso, o prefeito se nutre de condutas fascistas e de um nacionalismo falacioso.

Enfim, a narrativa está reproduzindo os tempos terríveis em que nos encontramos, mais de três décadas depois da morte do autor.

Guimarães foi o primeiro vereador do PSB, em Porto Alegre, deixando sua marca antitotalitária e pró-cultura em toda sua atividade legislativa. Neste ano de 2021, celebra-se o centenário do nascimento do escritor.

PSB é história, é luta por justiça, liberdade, democracia e cultura.

 

Fonte: Ricardo Ritzel/Ascom PSB RS