Danilo Cabral pede convocação de ministro para explicar apagão no CNPq

28/07/2021 (Atualizado em 28/07/2021 | 12:51)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O líder do PSB na Câmara, deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), apresentou requerimento de informação e pedido de convocação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, para prestar esclarecimentos sobre a queda dos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre eles, a Plataforma Lattes.

A indisponibilidade dos servidores compromete o acesso a currículos de cientistas na plataforma e ao sistema de gerenciamento de bolsas. O “apagão” preocupa cientistas em todo o País, que temem a perda de dados e atrasos na liberação de auxílios.

“O que está acontecendo no CNPq é muito grave. Diante da falta de explicações concretas sobre o problema e sobre as medidas que estão sendo adotadas para solucioná-lo, só podemos pensar que faz parte de um desmonte planejado da ciência brasileira”, afirma Danilo Cabral.

Para Danilo Cabral, a indisponibilidade dos sistemas do CNPq é “simbólica”, devido ao descaso que o governo Bolsonaro vem tratando a ciência, com cortes no orçamento e fragilização das entidades de fomento.

O deputado defende que o Ministério da Ciência e Tecnologia, ao qual o CNPq é vinculado, esclareça o que de fato aconteceu, que dados foram perdidos e quais medidas estão sendo adotadas para recuperá-los.

O requerimento de informação deve ser respondido em um prazo de 30 dias após o recebimento do documento pela pasta da Ciência e Tecnologia. Já o pedido de convocação do ministro Marcos Pontes será analisado pela Comissão de Educação na próxima semana, quando serão retomadas as atividades do colegiado.

Fonte: PSB nacional