Candelária: paisagismo passa a contar com mão de obra prisional

17/06/2021 (Atualizado em 17/06/2021 | 17:17)

Desde quarta-feira, três apenados estão trabalhando voluntariamente

divulgação PMC
divulgação PMC

A equipe de Paisagismo e Cidadania da Prefeitura Municipal de Candelária, capitaneada pela esposa do prefeito Rim, Cleonice Medeiros,  ganhou um ótimo reforço para manter a limpeza e organização da cidade. Em janeiro do corrente, Cleonice e Marcela, esposa do vice-prefeito Cristiano Becker, levaram um pedido a direção do presidio de Candelária, solicitando mão de obra prisional para auxilio na manutenção do Parque de Eventos, Praça Alberto Blanchard da Silveira, Prainha e a cidade como um geral.

Na época o diretor do presídio Tiago Lopes, viu com muito bons olhos a iniciativa, e informou que existia a possibilidade, porém, explicou que seria necessário encontrar a mão de obra prisional com o perfil para essa tarefa, levando-se em conta o tipo de delito cometido, e que preenchesse alguns requisitos internos.

Lopes ressaltou que é de grande responsabilidade a parceria, porque é preciso achar a pessoa certa, que tenha os requisitos básicos e que não ofereça risco algum a sociedade, preocupação tanto do diretor como também das representantes da Prefeitura Municipal, e inicialmente três apenados estarão auxiliando nesses trabalhos.

Esses apenados, tem pena branda, estão vacinados contra a Covid-19 e liberados para auxiliar nos trabalhos de manutenção da cidade, que é interessante para o município, mas também para o apenado que tem redução de pena caso trabalhe, a cada três dias trabalhados tem a remissão de pena de um dia.

Segundo Lopes, “esses trabalhadores estarão realizando este trabalho duas vezes por semana, dependendo da disponibilidade de agentes para escolta, já que toda saída para realização do trabalho voluntário precisa de escolta de um agente da SUSEPE. Sempre estarão acompanhados do agente que leva ao local do serviço, acompanha a execução e retorna com eles para o Presídio. É um trabalho voluntário que além de proporcionar a remição auxilia na ressocialização do apenado. Já temos cursos de horta e de confecção de estufas agendados para o mês de julho. São formas de qualificar os apenados e prepará-los para o retorno ao convívio na sociedade. Estamos tentando criar oportunidades para quem estiver disposto a cumprir sua pena com disciplina, bom comportamento e disposto a se qualificar” afirmou.

O Diretor do presídio também revelou que não existe um prazo de término dos trabalhos, e segundo ele, é possível que o número de trabalhadores apenados seja ampliado, mas é importante que seja feito com segurança e por apenados que se enquadrem no perfil para trabalho externo. Também é importante salientar que os apenados que realizam estes serviços possuem autorização judicial.

Esse projeto é experimental, realizado mediante agendamento prévio. Os dias podem ser ajustados de acordo com a necessidade e por questões de necessidades internas do Presídio.

Portanto, a partir da última quarta-feira, 16, Cleonice e equipe ganham um excelente reforço para manter a cidade e os pontos turísticos como estão, limpos e organizados.

 

Fonte: PMC