Agricultura familiar entrega pauta do Plano Safra à ministra Tereza Cristina

15/04/2021 (Atualizado em 15/04/2021 | 13:13)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e as federações filiadas entregaram oficialmente á ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a pauta de negociação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2021/2022 nesta terça-feira, 13. Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch participou do encontro realizado de forma virtual e reforçou a necessidade de revisão, por parte do governo, dos cortes promovidos nos recursos destinados ao setor no Orçamento 2021.

 

O documento reúne quase 80 propostas distribuídas em dez temáticas, entre elas fortalecimento do Proagro; revisão dos valores para enquadramento no Pronaf antes que muitos agricultores acabem perdendo o acesso devido às altas nos custos de produção; fortalecimento de programas como o PAA e o PNAE, que auxiliam também na cadeia leiteira; e a manutenção de programas como Crédito Fundiário e Habitação Rural.

 

O presidente da FetagRS, Carlos Joel da Silva, falou em nome das três federações da Região Sul e cobrou da ministra “que as pautas da agricultura familiar sejam sempre discutidas com a Contag e com as federações estaduais, e não com entidades representativas da agricultura patronal”.

 

A ministra Tereza Cristina, juntamente com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, se comprometeu em criar uma agenda de reuniões para debater a pauta da agricultura familiar com cada uma das cinco regiões da confederação.

Fonte: Ascom dep. Heitor Schuch