Projeto Moradias com Acessibilidade começa a ser implantado em Taquara

13/04/2021 (Atualizado em 13/04/2021 | 17:46)

divulgação PMT
divulgação PMT

Com a premissa de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem em sua convivência pessoas com deficiências, um novo projeto começa a se consolidar no Município. Elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, através da Diretoria de Habitação, o Projeto Moradias com Acessibilidade visa contemplar, em torno de 20 famílias, com reforma e adequações de suas casas, promovendo a inclusão social e melhorando a mobilidade de pessoas com deficiência, amenizando as dificuldades que passam dentro de seus próprios lares. 

 

O projeto foi entregue ao Poder Judiciário que é um dos parceiros da iniciativa, e aguarda aprovação e liberação de recursos para ser iniciado. Nesta primeira etapa, nove famílias serão contempladas, segundo o diretor de Habitação, Chiquinho Mariano. “Com este projeto vamos permear pequenas reformas, adaptações, rampas, corrimãos, entre outros meios que facilitem o acesso das pessoas que apresentem alguma dificuldade.  Nove famílias serão contempladas neste primeiro momento o que pode parecer pouco, mas certamente ajudará, e muito, essas pessoas que possuem algum tipo de deficiência”, destaca.  

 

Mariano explica que este é um projeto piloto no município de Taquara iniciado pela professora Íria Bickel, elaborado pela Gestão Para Todos, o qual requer muita atenção e comprometimento para que possa ser ampliado e contemple mais famílias. "Estamos avançando, nestes primeiros meses de governo já encaminhamos dois projetos habitacionais viáveis para auxiliar as famílias de baixa renda, o projeto foi entregue ao Poder Judiciário, agora precisamos aguardar a aprovação e liberação dos recursos”, conclui Mariano.

 

O Projeto Moradia com Acessibilidade conta a elaboração e execução do Poder Judiciário, da Gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, da Diretoria de Habitação, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Trânsito. A iniciativa visa contemplar famílias já referenciadas pelo CRAS e CADÚNICO e beneficiários de Programas de Rendas Mínimas, as quais possuem no círculo familiar, pessoas portadoras de necessidades especiais.   

 

Os recursos financeiros previstos advêm de parceria firmada entre a SMDSH e a Diretoria de Habitação com o Poder Judiciário da Comarca de Taquara, visando economia aos cofres públicos municipais e otimização dos recursos para o Judiciário. Para a mão de obra, a parceria virá de prestadores de serviços comunitários apenados e da equipe da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Mobilidade e Trânsito.

Fonte: PMT