Oposição vai protocolar superpedido de impeachment

13/04/2021 (Atualizado em 14/04/2021 | 15:19)

Foto: Reprodução Twitter
Foto: Reprodução Twitter

Partido Socialista Brasileiro (PSB) e mais oito partidos de Oposição – PSOL, PT, PCdoB, PDT, Rede, UP, PV e Cidadania – vão protocolar um “superpedido de impeachment” contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A informação foi dada pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, após reunião do Fórum de Partidos de Oposição. O encontro foi realizado de forma remota nesta terça-feira (13).

Pelas redes sociais, Siqueira comentou sobre a decisão de pedir um “superpedido” de impeachment do presidente. “A união dos democratas é fundamental contra a ameaça autoritária sobre a democracia. Defendemos um projeto de desenvolvimento com emprego, renda, saúde e educação de qualidade.”

A ideia é construir um documento que condense todos os pedidos de afastamento de Bolsonaro já protocolados no Congresso. Deste modo, além de processos apresentados pela oposição, o superpedido vai contemplar aqueles pleitos de impeachment construídos por ex-apoiadores do governo, como os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP).

A princípio, um grande ato nacional para anunciar o “superpedido de impeachment” deve ser o organizado pela Oposição. No entanto, ainda não há data, nem formato previstos.

CPI da Pandemia

Durante a reunião, os partidos também concordaram em pressionar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a gestão do governo Bolsonaro na pandemia da Covid-19. No Senado, a CPI da Pandemia já está em curso e a previsão é de que a instalação dela ocorra ainda esta semana. O governo, no entanto, articula a mudança do objeto do inquérito e pretende incluir a investigação de ações e omissões de estados e municípios.

Ainda durante o Fórum, os partidos decidiram reforçar o tom de cobrança pelo aumento no valor da segunda rodada do auxílio emergencial. No ano passado, o auxílio pago pelo governo era de R$ 600, valor que este ano caiu para para R$ 150 em caso do requerente ser solteiro e morar sozinho.

Fonte: por: Júlia Schiaffarino / Socilaismo Criativo