Weber protocola parecer favorável ao Pró-Etanol na CCJ

08/04/2021 (Atualizado em 08/04/2021 | 10:46)

O deputado estadual Elton Weber (PSB) protocolou, nesta semana, o seu parecer favorável ao Projeto de Lei 292/2020, de autoria do Executivo, que cria a Política Estadual de Estímulo à Produção e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Etanol (Pró-Etanol/RS).

Ele também pediu preferência para que o relatório seja apresentado aos deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa na terça-feira (13).Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Biocombustíveis da Assembleia, Weber esteve à frente de todo o processo de elaboração da minuta que originou a proposição do governo estadual, juntamente com prefeitos, pesquisadores e empresários.

O deputado reforça que o Rio Grande do Sul possui condições de clima e solo favoráveis para a produção grãos e tubérculos para esta finalidade em rotação com a soja, propiciando fonte de renda extra para os agricultores familiares. E reafirma a produção inexpressiva de etanol no Estado, que atende a apenas 0,3% da demanda local, enfatizando a existência de projetos industriais em dez cidades, projetos que aguardam segurança jurídica para prosseguir. “O objetivo é regular a cadeia produtiva, a fim de viabilizar a oferta permanente de matérias-primas, insumos, incluindo a produção, circulação e distribuição do produto, elevando o Estado a um patamar competitivo na produção de etanol e seus derivados”.

Fonte: Ascom Dep. Elton Weber