Comissão Especial da Reforma da Previdência aprova realização de audiência pública sobre situação dos rurais

15/02/2017 (Atualizado em 15/02/2017 | 14:18)

Heitor Schuch é deputado federal pelo PSB/RS
Heitor Schuch é deputado federal pelo PSB/RS

A Comissão Especial que avalia a proposta da Reforma da Previdência aprovou nesta terça (14) requerimento do deputado Heitor Schuch (PSB/RS) para realização de audiência pública sobre a situação específica dos trabalhadores rurais. O debate está programado para o dia 9 de março e foi incluído no plano inicial de trabalho da comissão pelo relator, Arthur Maia (PPS/BA), atendendo a sugestão de Schuch (PSB/RS). “Será o momento de mostrarmos os impactos negativos e enormes prejuízos que as mudanças previstas na PEC 287 irão provocar no meio rural brasileiro e o efeito em cascata na economia dos pequenos municípios”, explica Schuch.

Titular da comissão e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado considera injustas as alterações nas regras propostas para os agricultores, principalmente quanto ao aumento na idade mínima para aposentadoria, que passaria dos atuais 55 (mulheres) e 60 (homens) para 65 anos; e ao modelo de contribuição que, no lugar de calculada sobre a produção comercializada (2,1%), seria direta e individual, por cada membro da família.  “Em função de sua peculiaridade, a atividade rural requer uma discussão em separado. As entidades precisam ser ouvidas, para que o conjunto dos parlamentares possa entender a realidade dos agricultores”, destaca.

Também nesta terça, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e o deputado estadual Elton Weber (PSB), reforçaram a comitiva de lideranças gaúchas que está mobilizada em Brasília, buscando apoio dos congressistas para as emendas à PEC 287/2017 sugeridas pela Contag. 

 

Lisiana Santos - Tuca

Fonte: Assessoria