Fórum discute recursos hídricos e conservação do solo na Expodireto

14/02/2017 (Atualizado em 14/02/2017 | 17:28)

O socialista Tarcisio Minetto é o secretário da SDR/RS
O socialista Tarcisio Minetto é o secretário da SDR/RS

Programas de gestão de recursos hídricos e sistemas de manejo conservacionistas de solo e água serão temas debatidos em Não-Me-Toque durante a Expodireto Cotrijal, feira que ocorre entre os dias 6 e 10 de março. Com promoção da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e outras secretarias de Estado, está agendado para ocorrer no dia 7, no Auditório Central, o 2º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água. “A água e o solo são bens que temos que ter o máximo cuidado, pois são vitais para a produção, o abastecimento humano e animal”, destaca o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto (PSB/RS).

O evento é uma ação do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, iniciativa do governo do Estado que reúne secretarias de Estado, instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, cooperativas, agentes financeiros e prefeituras.

O secretário Minetto ressalta que a SDR orienta a conveniada Emater a difundir conceitos e práticas de sustentabilidade nas propriedades rurais gaúchas. “A luta pela preservação e conservação ambiental tem de ser de todos, pois a demanda por alimentos é crescente e só conseguiremos atender a essa necessidade com equilíbrio ambiental”, afirma.

O fórum na Expodireto Cotrijal será aberto às 14h, com a presença do secretário Tarcisio Minetto; do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn; e do presidente da Cotrijal, Nei Mânica. Às 14h20min, está prevista palestra do coordenador de implementação de projetos indutores da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir dos Santos, com o tema Como implementar programas de gestão dos recursos hídricos. Na sequência, às 5h30min, o diretor da Sementes Falcão, Humberto Falcão, e o vice-presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto, Daniel Strobel, falarão sobre os sistemas de manejo conservacionistas de solo e água em estabelecimentos rurais.

O evento é promovido por SDR e secretarias da Agricultura, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Educação, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Embrapa, CCGL-Tec, Emater/RS, e Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

 

SERVIÇO 

 

O QUE: 2º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água

ONDE: Auditório Central da Expodireto Cotrijal

QUANDO: Dia 7 de março, às 14h

 

PROGRAMAÇÃO

 

14h - Abertura

Nei César Mânica - Presidente da Cotrijal

Clair Tome Kuhn - Presidente Emater/RS

Tarcísio José Minetto - Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo

Ernani Polo - Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação 

14h20 - Como implementar programas de gestão dos recursos hídricos

Devanir Garcia dos Santos - Coordenador de implementação de projetos indutores - Agência Nacional de Águas (ANA)

15h30 - Sistemas de manejo conservacionistas de solo e água em estabelecimentos rurais

Humberto Falcão - Sementes Falcão - Passo Fundo

Daniel Strobel - Agrícola Strobel - Vice-presidente FBPDI - Panambi

Debatedor: Eng. Agr. José Ruedell – CCGL-Tec - Cruz Alta

17h30 - Encerramento

Fonte: Ascom SDR/RS