Prefeitura de Cachoeirinha recebe R$ 300 mil reais da Câmara para aquisição de vacinas

11/03/2021 (Atualizado em 11/03/2021 | 17:28)

Leandro Moraes - Divulgação PMC
Leandro Moraes - Divulgação PMC

A Câmara de Vereadores de Cachoeirinha entregou ao prefeito Miki Breier um cheque simbólico no valor de R$ 300 mil para a aquisição de vacinas contra a covid-19. “Este montante é um adiantamento do repasse que o Legislativo municipal costuma fazer aos cofres públicos no final de ano. Não é muito, mas neste momento toda ajuda é bem-vinda”, comentou a presidente da Casa, vereadora Jussara Caçapava.

No ato, o prefeito lembrou que a vacinação em Cachoeirinha segue a ordem de aplicação determinada pelo Ministério da Saúde e disponibiliza imediatamente o estoque que chega ao município. “Nós defendemos junto ao ministro (da Saúde) Pazzuelo a vacinação dos professores no rol de prioridade, mas temos que seguir as determinações federais. Para tentar agilizar a compra, entramos no consórcio dos municípios e encaminhamos à Câmara o projeto de lei que autoriza a compra do imunizante, cuja lei foi aprovada por unanimidade”, explicou.

A estimativa da Prefeitura é de que sejam vacinadas 90 mil pessoas na cidade. “Sem dúvida, este é um valor importante e mostra que todos nós precisamos estar unidos contra o nosso inimigo em comum: o Coronavírus”, pontuou Miki.


Leis aprovadas

Com as leis 4670 e 4671 aprovadas nesta terça-feira, 9, e publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira, 10, o Legislativo municipal autoriza a Prefeitura a comprar vacinas contra o Coronavírus através da adesão aos consórcios públicos dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Conforme o prefeito, o objetivo é acelerar o processo. “As negociações através dos consórcios têm o objetivo de reduzir os custos da vacina, possibilitando a aceleração na imunização da população de Cachoeirinha e o enfrentamento da pandemia, que vem apresentando novas variantes com elevado grau de letalidade e transmissão, independentemente da faixa etária ou de comorbidades preexistentes”, explicou.

Os prefeitos da Granpal já conversaram com representantes do laboratório União Química, que vai produzir a vacina Sputnik V no Brasil. Ao consórcio da FNP, batizado de Conectar - Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, mais de dois mil municípios brasileiros já manifestaram interesse na adesão para compra de vacinas.

Fonte: Redação: Vanessa Martins Edição: Gisele Ortolan