Setor vitivinícola reivindica retomada de convênio entre Estado e Ibravin

26/02/2021 (Atualizado em 26/02/2021 | 14:50)

 Foto: Divulgação Gabinete
Foto: Divulgação Gabinete

Em uma audiência articulada pelo deputado estadual Elton Weber (PSB), coordenador da Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura da Assembleia Legislativa, o setor vitivinícola gaúcho reivindicou ao governador Eduardo Leite a retomada do convênio do Estado com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), criado a partir da Lei N.º 10.989/1997, que instituiu o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis) com o objetivo de implementar ações complementares à Política Vitivinícola do Rio Grande do Sul.

 

Desde a descontinuidade da parceria entre Ibravin e Secretaria de Agricultura, em 2019, foram interrompidos diversos projetos, programas e ações, como o Programa de Promoção das Exportações de Sucos e Vinhos sob a marca Wines of Brazil. Os participantes alertaram o governador que a suspensão traz prejuízos a todos já que o Ibravin tinha papel fundamental na organização e planejamento dos setores da uva e do vinho.

 

Os representantes de entidades ponderaram que em 20 anos de atividades, o Instituto serviu de case de sucesso para outros segmentos pela forma como aglutinava os elos da cadeia produtiva composta por produtores de uvas, indústrias e cooperativas vinícolas. E acrescentaram que o instituto trabalhou no fortalecimento setorial, no alinhamento estratégico e ampliou as relações com governos e instituições estaduais, nacionais e até internacionais.

 

O deputado Elton Weber avaliou o encontro como positivo já que o governador demonstrou compreensão sobre a situação e marcou uma reunião técnica com secretários do governo para 4 de março com o objetivo encontrar caminhos possíveis. "Nós temos como prioridade resolver essa questão, discutir como podemos retomar o trabalho realizado até então pelo Ibravin”.

 

Coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Cedenir Postal, relatou dificuldades enfrentadas pelos produtores com a desestruturação do Instituto. "Hoje não se tem nenhum amparo em caso de dificuldades. Não temos planejamento e perspectiva futura. Não temos mais uma entidade que agregue todos os atores. Há duas semanas, fomos procurados por produtores de uva com dificuldade na venda e tentamos, sem sucesso, uma reunião com a indústria. Isso era articulado pelo Ibravin".

 

Presidente da Fecovinho, Alceu Dallemole chamou a atenção para o atual retrocesso. "Estamos na situação que estávamos há 20 anos, antes do Ibravin. Quando vamos exportar, temos que mandar as amostras para análise em São Paulo porque o nosso laboratório não funciona. Isso traz enormes prejuízos. Tínhamos um ordenamento, tínhamos previsibilidade, hoje estamos num voo cego, infelizmente. Vamos torcer para que se encontre um denominador comum".

 

Já Márcio Ferrari, atual presidente do Ibravin, disse que o Instituto fez todas prestações de contas até 2018, sem nunca ter sido notificado pelo Estado sobre apontamentos. Representando a Farsul, Valmir Susin acrescentou que o Conselho sequer teve a oportunidade de responder aos questionamentos. O secretário da Agricultura, Covatti Filho, afirmou que, em tese, o Laren, hoje sob a batuta do Estado, está funcionando normalmente. "O Ibravin é uma referência internacional, precisamos achar um caminho para resolver esta situação e retomar o convênio o mais rapidamente possível", sintetizou o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva.  

 

Participantes Presenciais:- Secretário da Fazenda, Marco Aurelio;- Secretário Adjunto do Desenvolvimento, Carlos Guilherme Petrucci; - Procurador-Geral, Eduardo Cunha da Costa; - Deputado Estadual, Elton Weber.

 

Participantes Virtuais: - Deputado Carlos Búrigo- Secretário da Agricultura, Covatti Filho;- Subsecretário da Receita Estadual, Eduardo Jaeger;- Subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene;- Procurador-Geral adjunto para assuntos jurídicos, Victor Herzer da Silva;- IBRAVIN – Márcio Ferrari;- FETAG RS – Carlos Joel da Silva e Eugênio Zanetti;- FARSUL –Valmir Susin;- FECOVINHO – Alceu Dallemole;- COMISSÃO INTERESTADUAL DA UVA – Cedenir Postal.

Fonte: Patrícia Meira Cardoso