Deputada Franciane avalia com cautela redução de acidentes nas vias estaduais durante feriado de Natal

29/12/2020 (Atualizado em 29/12/2020 | 17:30)

Os acidentes de trânsito nas rodovias estaduais durante o feriadão de Natal tiveram uma redução de 24 % em relação ao ano passado, com 29 acidentes a menos. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar e compreende o período de 23 a 28 de dezembro. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, a deputada estadual Francine Bayer (PSB) avalia com cautela o balanço. "Apesar da redução, para cinco pessoas os acidentes foram fatais e, por isso, não podemos comemorar porque estamos falando da perda de vidas. Entretanto, toda a diminuição no número de acidentes é importante e uma vitória de todos que trabalham por um trânsito mais seguro", afirma. Já os casos de embriaguez no volante apresentaram um aumento de 21% em relação a 2019.
De acordo com a deputada, a Frente Parlamentar tem procurado fomentar na sociedade gaúcha o debate sobre a segurança no trânsito e despertar nas pessoas o senso de responsabilidade que todos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres possuem em relação ao tema. Neste sentido, Franciane Bayer apresentou dois projetos de lei (PL) com este objetivo. O PL 215/2020, pretende potencializar no Rio Grande do Sul as ações de conscientização para um trânsito mais seguro ao instituir a Semana Estadual da Conscientização no Trânsito, a ser realizada na semana de setembro que incluir o dia 23, data que também fica definida como o Dia Estadual de Conscientização no Trânsito.
A outra proposta, o PL 214/2020, institui o Plano Estadual de Redução de Mortes e Acidentes no Trânsito (Petrans), elaborado com o apoio do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RS) e inspirado na Lei 13.614 do então deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que criou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, com a principal meta de reduzir pela metade, em um prazo de dez anos, o índice de mortes em relação à população e ao número de veículos de cada localidade. "Trata-se de um importante instrumento para medir o impacto que os acidentes de trânsito causam, tornando-se uma ferramenta de diagnóstico dos problemas e das soluções que cada um dos órgãos de trânsito se propõe a debater e a colocar em prática", explica.


Fonte: Assessoria da deputada Franciane Bayer