Robes Schneider que promover o desenvolvimento de Alto Feliz

19/12/2020 (Atualizado em 18/12/2020 | 14:14)

Robes (E) e o vice Douglas
Robes (E) e o vice Douglas

Ao conquistar 63% dos votos, Robes Schneider fez história em Alto Feliz. O pequeno município de pouco mais de 3 mil habitantes no Vale do Caí, a 90 quilômetros de Porto Alegre.  Mas ele quer mais, quer promover o desenvolvimento do município para melhorar a qualidade de vida da população.
Conheça um pouco mais do novo prefeito que assume dia 1º de janeiro. 

Nome: Robes Schneider

Idade: 46 anos 

Profissão: Despachante documental 
Formação: Ensino Médio Completo 
Cidade natal: Feliz 

 
PSB - O que é, para você, uma administração socialista?
Robes - Bom, em primeiro lugar, é preciso dizer que qualquer administração deve, ou deveria ter caráter socialista. E neste caso, não se está falando de regime político, mas de um governo com foco no social. E o que é ter foco no social? É trabalhar tendo em vista o bem-estar coletivo, trabalhar para que as pessoas sejam contempladas nas suas necessidades de serviços públicos de infraestrutura, e que resultam em qualidade de vida.
Trabalhar pelo social é fazer com que as pessoas se sintam bem no lugar onde moram. Alto Feliz precisa sair da estagnação em que se encontra. Precisa sair da condição de mero observador do crescimento dos municípios vizinhos, precisa de investimentos.Assumi o compromisso, eu e o meu vice, Douglas, durante a campanha, de trabalharmos para que Alto Feliz possa ser protagonista, que seja visto por outros municípios com outros olhos.  Todas as ações previstas nas diferentes áreas são ações sociais, pois levam em conta o desenvolvimento da sociedade, o bem-estar da população.

PSB - Qual projeto destaca entre os que pretende implementar no município?
Robes - Na realidade, o nosso plano de governo apresenta projetos que considero importantes em diferentes áreas. Na nossa avaliação, para Alto Feliz alcançar o mesmo estágio de desenvolvimento de outros municípios da região, é preciso implementar ações em diferentes setores. 
O plano de governo se estrutura em torno de 15 grandes compromissos, dos quais dois deles se entrelaçam. Um deles é a valorização do comércio, apoio às indústrias e busca por novos empreendimentos. Alto Feliz necessita atrair novas empresas, vamos trabalhar forte nisso, pois possuímos ligação asfáltica com Farroupilha e a ligação com São Vendelino também está quase toda pavimentada. A ausência de asfalto era tido como entrave para que empresas não viessem se instalar aqui, porém mesmo tendo sido suprida esta carência, a falta de um programa de apoio impediu que novas empresas se interessassem em investir no município. 
Paralelo a isso, queremos projetar e viabilizar o crescimento urbano ordenado. Quando falamos em atrair empresas, temos que levar em conta que isso exige destinação de área, abertura de novas ruas, e tudo isso passa por planejamento, plano diretor, enfim, visualizar e projetar a cidade para o futuro.
 
PSB - Qual o primeiro problema que pretende combater à frente do Executivo?
Robes - Sem dúvida, o problema do fornecimento de água. É uma situação que atinge um expressivo número de famílias no município, e este problema tem se agravado, a ponto de o fornecimento em diversos locais estar perto do colapso. É uma realidade que não podemos mais conceber após quase 30 anos de Alto Feliz como município, em se tratando de um item básico e essencial, a água. Eu e o meu vice, Douglas, temos conversado muito sobre isso, e trabalhamos não em medidas paliativas, mas numa solução definitiva. Estamos mapeando este quadro deficitário de fornecimento, mas é certo que logo no primeiro dia de governo vamos começar a trabalhar em cima disso.
Qual a capacidade de abastecimento dos poços existentes? Eles dão conta da demanda? São perguntas para as quais precisamos de dados precisos, para saber de prováveis poços que terão que ser perfurados, além de outros investimentos, como rede de água. E não podemos perder tempo nem gastar dinheiro com medidas que não representem uma solução. 


Fonte: Comunicação PSB RS