O combate ao racismo não pode ser uma bandeira só dos negros

20/11/2020 (Atualizado em 19/11/2020 | 17:13)

O ano de 2020 vai entrar na história como o ano da pandemia do coronavírus. Mas também foi o ano em que o mundo viu a mobilização de milhares de negros enfrentando a doença e, também, saindo às ruas para gritar: Vidas Negras Importam. 

O caso de violência policial que chocou a comunidade internacional, nos Estados Unidos, é corriqueiro no Brasil. De acordo com o Atlas da Violência 2020, os casos de homicídios de pessoas negras aumentaram 11,5% em uma década. Muitas destas mortes provocadas foram pela própria polícia, que sempre considera os negros suspeitos.

A população negra também é a que mais sofre com as desigualdades de uma sociedade que nunca reparou os efeitos de 400 anos de escravidão. Conforme dados do IBGE, negros recebem 57% menos que brancos desempenhando a mesma função. Também são os que estão em postos de trabalho mais precários, situação agravada pela pandemia. Em contrapartida, são minoria em áreas que exigem maior qualificação.

Estes números são apenas alguns exemplos do quanto o racismo está arraigado na sociedade brasileira. Os dados bastariam para justificar a instituição do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. Não é apenas uma data de comemoração, para lembrarmos nossas lideranças negras, mas de profunda reflexão de como é necessária a conscientização de todos para que tenhamos avanços significativos que mudem este quadro. 

Em um período de tantos retrocessos, o combate ao racismo não pode ser uma bandeira só dos negros. E mesmo que haja mobilização em casos pontuais, esta luta tem que ser mais ampla e constante para que tenha efeitos no racismo estrutural. Ao mesmo tempo em que temos que avançar, não podemos retroceder. 

A Negritude Socialista Brasileira continuará lutando pelo protagonismo do povo negro, combatendo o racismo e as desigualdades para que o Brasil seja um país com oportunidades iguais para todos. Salve Zumbi dos Palmares! Viva o 20 de Novembro! E como diz aquela música do Wilson Simonal:

“Cada negro que for

Mais um negro virá

Para lutar “


Paulo Leites 
Secretário da Negritude Socialista Brasileira do PSB/RS

Fonte: Comunicação/PSB Estadual