PSB RS cresce 500% em quatro anos

10/11/2020 (Atualizado em 10/11/2020 | 16:54)

Milhares de candidatos e candidatas do PSB disputam as urnas no próximo domingo em mais de 200 municípios gaúchos. Os números mostram o crescimento do partido e o fortalecimento das bases nos municípios.

No total 2.234 socialistas disputam as eleições no estado. Serão 2.089 candidatos a vereador, 68 disputando a prefeitura, e 77 compondo a chapa majoritária como vices. Este ano o PSB tem nominata própria em 204 municípios. Em 2016 foram apenas 31, o que representa um aumento de 558% em quatro anos.

De acordo com o presidente estadual, Mario Bruck, além da mudança na legislação, que acabou com a possibilidade de coligação nas eleições proporcionais, o crescimento exponencial se deve ao trabalho da direção em dar suporte para a organização dos partidos nos municípios. “Fizemos um trabalho incansável, oferecendo assessoria jurídica e contábil para que os diretórios municipais tivessem condições de disputar as eleições neste ano”, afirma.

Outro ponto importante foi a aproximação direta com os municípios a partir de 2018, com a realização de encontros regionais e a implantação de 21 coordenadorias regionais. Apesar de a pandemia alterar alguns planos, não houve prejuízo ao trabalho feito anteriormente. “Focamos na construção partidária e na valorização da nossa base, lançamos o desafio e os municípios corresponderam”, avalia.

Além da estruturação e suporte para nas questões burocráticas, o PSB gaúcho lançou a maior plataforma política online: o PSB Contigo capacitou quase 2 mil candidatos em todo estado. Outra ação importante foi o investimento na melhoria da comunicação. A campanha institucional PSBRS 40+ mobilizou a militância e apresentou externamente o partido com uma visão humanista, sem radicalismo e com capacidade para propor caminhos para o desenvolvimento de nossos municípios.

Durante a campanha a direção intensificou o suporte para os municípios fornecendo material de campanha para todos os candidatos e critérios transparentes para a distribuição de recursos. Além disso, a direção tem feito um mutirão para acompanhar as atividades de campanha em quase todos os municípios onde o PSB disputa as eleições. “Temos a certeza que temos os melhores candidatos, que honram a nossa história, com as melhores propostas para os eleitores em todo estado, estamos confiantes nos resultados positivos no domingo”, finaliza Bruck.

Veja os números

204 municípios com nominata própria

68 candidatos a prefeito

77 candidatos a vice-prefeito

2.089 candidatos a vereador

Total: 2.234 socialistas disputam as eleições no estado

 

 

 

 

 

 

Fonte: Comunicação PSB RS