Vale do Rio Pardo trabalha projeto de inspeção sanitária regional

10/02/2017 (Atualizado em 10/02/2017 | 13:20)

Socialista é o presidente da Cisvale
Socialista é o presidente da Cisvale

Com a proposta de otimizar o comércio de produtos alimentícios da região, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) busca a equivalência da inspeção sanitária das agroindústrias e empresas do ramo. O objetivo é de garantir autorização para a venda de produtos locais para todo o estado. Por isso, 11 municípios que integram  o grupo passarão por adequações objetivando o enquadramento no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). 

O prefeito de Venâncio Aires e presidente do consórcio, Giovane Wickert (PSB), quer fomentar a iniciativa, também projetando aumentar os negócios regionais. "É uma forma de incrementar as propostas de diversificação nas propriedades rurais. Venâncio possui experiência e casos de sucesso a partir deste sistema de inspeção. Trabalhando de forma conjunta abriremos novas oportunidades."

Representantes das prefeituras estiveram reunidos na sede administrativa de Venâncio Aires, na quinta-feira (09/02), buscando otimizar o trabalho e projetando as ações com foco na venda de mercadorias. Este processo inicial tem prazo de até um ano, e só após este período, será possível avaliar a inclusão no sistema estadual. A integração por meio da inspeção poderá fomentar as vendas de produtos fabricados na região, inclusive nas compras do governo estadual. O projeto já é trabalhado no Cisvale desde 2015, entretanto não garantiu avanços no período. A Capital do Chimarrão, que já possui autorização para comercialização de alimentos por meio do Susaf há dois anos, tem papel de liderança na proposta. 

Santa Cruz do Sul não participará da equivalência do Susaf por ter implantado no município o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Nos próximos 30 dias as prefeituras que integram a iniciativa farão análise dos empreendimentos locais dispostos a se enquadrar no sistema estadual e quais as necessidades para iniciar os trabalhos.

Entrega de veículos

No encontro os gestores também formalizaram o repasse dos veículos adquiridos pelo Cisvale para os serviços de inspeção municipal. Serão destinados os carros para as prefeituras de Candelária, Vale do Sol, Rio Pardo (atenderá Pantano Grande), Vera Cruz e Venâncio Aires (atenderá Mato Leitão), levando em consideração o número total de empreendimentos que necessitam de fiscalização.

Passo do Sobrado e Sinimbu ficaram como suplentes, o sexto veículo será repassado a prefeitura que garantir primeiro a inclusão no Susaf. Além disso, a diretoria do consórcio trabalha junto ao governo estadual o repasse de um sétimo carro. A assinatura dos convênios para entrega deve iniciar no próximo mês.

 

 Com informações da Ascom Prefa. Venâncio Aires

Fonte: Assessoria