Comissão de Defesa do Consumidor volta a debater cobrança indevida de luz durante a pandemia

02/06/2020 (Atualizado em 02/06/2020 | 15:16)

A Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular realiza, nesta quarta-feira (3) às 11h, reunião sobre reclamações de cobranças indevidas de energia elétrica no Estado durante a pandemia. Na semana passada, em conjunto com a Comissão de Segurança e Serviços Públicos, deputados e representantes do Procon, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado cobraram esclarecimentos de representantes da RGE. A empresa, por sua vez, apresentou dados e medidas, como a cobrança pela média de 12 meses em abril.
Com o descompasso entre as informações de consumidores e empresa, o deputado Elton Weber (PSB), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor, fez uma série de encaminhamentos. Foram enviadas à RGE 60 contas de luz que expõem os problemas e a relação de 34 municípios em que não houve divulgação sobre a possibilidade de autoleitura ou aviso de leitura pela média.
Weber solicitou ainda o reforço do serviço de 0800, a criação de um canal exclusivo para que o consumidor trate de divergências na fatura e sugeriu a isenção de juro e multa para as pessoas que questionaram o valor das contas entre os meses de março e maio. De acordo com Weber, a empresa ainda não se manifestou. Além da RGE, também foram convidadas para a reunião de amanhã a CEEE e a Aneel, ambas ausentes na quarta-feira passada.

Fonte: Assessoria do Deputado Elton Weber