Weber encaminha pleito da Fetag ao Banrisul e à Comissão de Agricultura

18/05/2020 (Atualizado em 18/05/2020 | 15:37)

O deputado estadual Elton Weber (PSB) encaminhará, nesta terça-feira (19), uma demanda a pedido da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) que busca minimizar as dificuldades enfrentadas pelo segmento com a estiagem e com os efeitos do distanciamento social sobre a renda da agricultura familiar. O cancelamento de exposições agropecuárias e adiamento de inúmeras feiras devido ao coronavírus reforçam o pleito.
A medida atenderia agroindústrias familiares, produtores de flores e artesanato enquadrados na Lei Federal 11.326/06 e na Lei Estadual 13.921/12. A federação solicita uma linha especial de crédito de custeio de R$ 30 mil por empreendimento com taxa de juros de 2% ao ano, um ano de carência e prazo de reembolso de cinco anos. De acordo com Weber, esse capital de giro possibilitará que eles possam dar continuidade ao seu trabalho até a retomada dos eventos e aquecimento do mercado.
Conforme o deputado, a proposta será enviada ao presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, e ao Diretor Comercial, Fernando Postal. Além disso, Weber solicitará que o assunto seja incluído na pauta da próxima reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, prevista para esta quinta-feira. "Entendemos que esta é uma questão importante para que os empreendimentos tenham fôlego nos próximos meses, todos sabemos que os reflexos serão sentidos ainda por um bom tempo", analisou o parlamentar.

Fonte: Assessoria Deputado Elton Weber