Isolamento social continua em Passo Fundo

30/03/2020 (Atualizado em 30/03/2020 | 12:19)

Pensando em assegurar as medidas necessárias no campo da saúde, em conjunto com a questão econômica, a prefeitura de Passo Fundo realizou uma série de reuniões durante o final de semana para debater a questão do coronoavírus no município. Participaram das discussões representantes do Comitê de Orientação Emergencial (COE), especialistas na área de saúde, entidades empresariais, grupos independentes de empresários, Câmara Municipal, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho. Por consenso, ficou decidido que o isolamento social continuará no município nos próximos dias para enfrentar a propagação do novo coronavírus, em conformidade também com as orientações do Ministério da Saúde. As pessoas devem permanecer em casa e sair apenas em caso de necessidade, como ir ao mercado ou à farmácia. 
No dia 2 de abril nova reunião será feita para discutir o cronograma de retomada de atividades econômicas e avaliar se algumas medidas podem ser revistas. Ainda não há data prevista para que essa retomada aconteça. Todos concordaram que é necessário estabelecer normas sanitárias rigorosas para que as empresas possam reabrir, preservando a saúde dos trabalhadores e da comunidade em geral. Um grupo formado por representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Prefeitura e empresários discutirá essas normas, em paralelo ao debate sobre a retomada de algumas atividades econômicas.
O prefeito Luciano Azevedo enfatizou que o isolamento social segue sendo a principal medida para conter a disseminação do coronavírus, enquanto o sistema de saúde se estrutura para o aumento da demanda. “No momento precisamos que as pessoas fiquem em casa. O Ministério da Saúde reforçou essa orientação e fez um apelo para que os prefeitos e governadores não adotem medidas que prejudiquem a logística de atendimento à população. Sabemos da importância da retomada econômica para todos, mas precisamos fazer isso com cautela. A prioridade é salvar vidas”, afirmou Luciano.
No dia 19 de março o prefeito Luciano Azevedo decretou situação de emergência e determinou o fechamento de quaisquer estabelecimentos comerciais e de serviços que não estejam expressamente previstos para atender necessidades básicas.
Desde o dia 18 as aulas estão suspensas na rede municipal de Passo Fundo, assim como as atividades promovidas pelo poder público que reúnem grande público, como shows, eventos esportivos, peças de teatro, cursos e oficinas. a prefeitura vem ainda fazendo a 
desinfecção de ruas e locais próximos a hospitais e Unidades de Saúde no combate ao Coronavírus.

 Até agora a cidade conta com um caso confirmado de Covid-19, 37 aguardam o resultado do exame, 20 hospitalizados que também aguardam, e 44 descartados.  


Fonte: Prefeitura de Passo Fundo