Prefeitura de Passo Fundo dá posse a 116 servidores na área da Saúde

16/01/2020 (Atualizado em 16/01/2020 | 12:39)

Um dia marcante para a saúde pública de Passo Fundo. Assim foi a quarta-feira (15), quando 116 profissionais tomaram posse para atuar na rede de atenção básica do município, em ato realizado no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Todos foram aprovados em concurso público promovido pela prefeitura no ano passado, o maior processo da área realizado na rede municipal.

No total, foram chamados 152 concursados: 36 enfermeiros, 60 técnicos de enfermagem, 11 odontólogos, 9 auxiliar de saúde bucal, 14 médicos 20 agentes de endemias I e dois agentes de endemias II (supervisores). Desses, 116 assumiram os cargos como novos servidores.
O prefeito Luciano Azevedo destacou a longa caminhada desde o início de 2013 para regularizar questões apontadas por lei na área da saúde, sendo uma delas migrar da terceirização do setor para o concurso. "Foi um trabalho longo e de planejamento que hoje chega ao fim. Vocês entram pela porta certa, que é a do concurso. Agradeço a todos que ficaram anos no município – alguns permanecem porque também prestaram o concurso e foram chamados – e os novos servidores que entram. Vocês têm meu respeito e minha gratidão. Nossa equipe é formada por pessoas que acreditam na saúde pública, por isso, vamos fazer um grande trabalho", afirmou o prefeito socialista.
As nomeações ajudam a qualificar a rede municipal de atenção básica, pois os servidores, agora com vínculo com o município, passarão por capacitação permanente. Será possível valorizar e qualificar as equipes, com a estabilidade trazida pelo concurso público.
Os profissionais atuarão em unidades de saúde com o intuito de qualificar a assistência e a promoção de saúde da população. Receberão cursos de capacitação como gestão das ferramentas utilizadas no sistema público e saúde mental, buscando melhorar o atendimento nas áreas.
Desde 2013, a prefeitura vem trabalhando para melhorar a estrutura da rede de saúde. Já foram entregues 15 novas unidades básicas e o Hospital Municipal Dr César Santos está recebendo a maior obra de sua história. Também foram criados novos serviços como o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantil e o Centro de Referência da Saúde da Mulher, além de programas como o Farmácia Mais Perto, Meu Bebê Meu Tesouro, Olhar de Criança e Vacinação em Casa. Para qualificar toda essa rede, estão sendo nomeados os novos servidores.

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Passo Fundo