Confira a entrevista da secretária estadual do Movimento Mulheres Socialistas, Malu Loose

02/01/2020 (Atualizado em 03/01/2020 | 09:50)

Mais políticas feitas por mulheres e para as mulheres. Essa é uma das lutas da secretária estadual do Movimento Mulheres Socialistas, Maria Luiza Loose, a Malu. Nome incansável contra o preconceito, ela faz um resumo do órgão e projeta 2020. Malu dá sequência à série de entrevistas com os secretários dos seis movimentos estatutários do PSB. Confira:

PSB - Qual foi o principal desafio do movimento em 2019? E para 2020?
Malu - Este ano, o principal desafio foi vencer o machismo nas internas e externas. Para 2020, teremos de trabalhar muito para elegermos mais mulheres que certamente virão, aparecerão e vencerão. O maior desafio é que elas de fato possam estar alinhadas às bandeiras das mulheres socialistas, ao partido. Isso é primordial para que possamos estar construindo. Mais mulheres e mais mandatos para estar de fato exercendo políticas para as mulheres e feita por mulheres socialistas. É o que queremos já para 2020.
 
PSB - E como está a estrutura do segmento atualmente?
Malu - A estrutura está bem, claro que temos de cortar algumas coisas, como sempre. Estamos nos renovando. Tivemos algumas baixas, mas também tivemos altas. Caxias e Venâncio Aires se destacam, assim como Porto Alegre, Pelotas, Camaquã e outras. O movimento pode e deve melhorar.
 
 
PSB - Vivemos um momento de muitos retrocessos. Retirada de direitos e uma pauta conservadora nos costumes. Como as mulheres socialistas podem contribuir para que o campo progressista não perca espaço?
Malu - Elegendo mais mulheres no 40 e tendo pautas que estejam desenvolvendo suas localidades, apontando políticas voltadas às mulheres para podermos avançar. Podemos unificar a pauta interna das mulheres socialistas. Temos vários exemplos, a própria deputada estadual Franciane (Bayer), que fez a lei da porcentagem do futebol feminino, um esporte que não era tão praticado por mulheres, mas vem crescendo. É importante que possamos dar incentivo.
 
 
PSB - Como atrair mais mulheres para a política?
Malu - Oportunizando que elas possam estar desenvolvendo suas habilidades e competências em espaços amplos, abertos e discutidos, para que possam estar mostrando sua capacidade de gestão, de elaboração, e contribuindo para que o partido de fato tenha diálogo e proximidade em conjunto com as mulheres. É com as mulheres vêm as crianças, vêm o bem-estar dos homens, pois todos os homens têm uma mulher dentro de si, afinal foram paridos por uma. Tem de oferecer os espaços de expressão para chamar mais e mais mulheres.
 
 
PSB - Ainda há preconceito quanto a mulheres na política? Se há, como combater isso?
Malu - Nossa, há muito preconceito! Os homens têm medo das mulheres. Mas estamos aí, no nosso espaço. A gente quer poder contribuir, falar. O machismo e principalmente o patriarcado ainda estão presentes. É um paradigma contra o qual a gente tem de lutar e refletir diariamente, pois não é fácil mudança de concepção, de pensamento. Por mais que os companheiros se digam feministas, e acreditem que são, eles precisam fazer essa reflexão, pois ainda há machismo.
 
 
PSB - Cite algumas conquistas das Mulheres Socialistas em 2019
Malu - Temos muitas conquistas. Faço parte do Conselho Político Nacional do Movimento de Mulheres. A gente está democratizando cada vez mais o debate da questão da mulher na política, pois não basta ser mulher, tem de se doar à bandeira do Partido Socialista Brasileiro. A gente quer criar essa identificação para, assim, chegarmos à unificação. A gente vê que outros Estados têm coisas boas para contribuir, assim como há também no Rio Grande do Sul. Apesar de nosso Estado viver hoje uma recessão bastante grave, temos posturas para tomar perante o governo. A gente tem de fazer uma autocrítica construtiva. Nem sempre é possível concordar, mas a gente tem de tentar convergir para um lado onde de fato a gente possa estar fazendo a diferença na vida da população gaúcha, é esse o maior bem. Nós, como partido e movimento, precisamos tentar fortalecer as mulheres. Isso é um segmento que tem de ser trabalhado, para que a gente possa ter oportunidades de estar de fato levando o nome do partido de maneira a representar as mulheres socialistas dentro da sua pluralidade. É importante que a gente reflita sobre esse governo e o que queremos para além dessas eleições municipais. Nós, enquanto movimento estadual, temos de estar pensando nessa questão mais ampla. Eu penso nisso e compartilho com as companheiras. É bom porque a gente consegue se automotivar, se retroalimentar. É importante que possamos estar juntos para fazermos um bom papel para o 40.

Fonte: Comunicação/PSB RS