Deputada socialista conhece rotina de um dos maiores hospitais de câncer infantil do Brasil

13/12/2019 (Atualizado em 13/12/2019 | 14:14)

Encerrando as agendas da Comissão do Câncer Infantil e Adolescente em São Paulo, a deputada estadual Franciane Bayer, relatora do órgão, realizou visita técnica, nesta quinta-feira (12), ao Hospital de Amor de Barretos, um dos maiores polos de referência no tratamento de câncer no país, com atendimento 100% pelo SUS. A comitiva contou ainda com o deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) e foi recebida pelo oncologista pediátrico Luiz Fernando Lopes, ícone na cura do câncer infantil no Brasil, pelo administrador Artur Bernardes e pela enfermeira Débora de Campos.
Os parlamentares também conheceram a casa de apoio Lar de Amor, construído pelo Instituto Ronald McDonald com apoio de parceiros, para pacientes infanto-juvenis em tratamento do câncer. Com mais de 3 mil metros quadrados, o espaço conta com 32 apartamentos e estrutura capaz de garantir conforto para pacientes e familiares. Além de dormitórios, eles disponibilizam alimentação, atividades escolares e suporte psicossocial, entre outros benefícios. A psicóloga Ana Elisa, coordenadora do local, apresentou o trabalho desenvolvido na casa.
 
A intenção dos deputados com as visitas técnicas é coletar elementos para que se entenda melhor o contexto do atendimento em oncologia pediátrica no RS e no Brasil. E, assim, aprimorar o modelo de atendimento para os gaúchos. Já foram visitados o HGCXS (Hospital Geral de Caxias do Sul), o HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), o HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre), o Hospital São Lucas da PUCRS, o Hospital Santo Antônio da Santa Casa e o Grupo Hospitalar Conceição, ambos em Porto Alegre.
O plano de trabalho prevê a vista a todos os sete centros de referência em oncologia pediátrica do RS, das quais seis já ocorreram. Em fevereiro está agendada visita ao Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. “Não é possível admitir que as crianças e adolescentes, pacientes oncológicos, não tenham acesso aos leitos disponíveis como sabemos que ocorre. É nessa questão que estamos focados, entender os trâmites de acesso ao centros de referência do nosso Estado e no Brasil, a exemplo dessas duas últimas visitas técnicas que fizemos, ontem e hoje, em São Paulo", explicou Franciane.
 

Fonte: Comunicação/Deputada Franciane Bayer