Comitiva busca apoio do governo para enfrentar estragos provocados pelas chuvas na Zona Sul

05/11/2019 (Atualizado em 06/11/2019 | 18:31)

A deputada estadual Franciane Bayer (PSB) acompanhou uma a comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), nesta terça-feira (5), em audiência com o governador Eduardo Leite, o chefe da Casa Civil, Otomar Viviam e representantes do executivo. As lideranças reivindicaram ajuda emergencial para resolver os estragos provocados pelas chuvas . "É muito importante unirmos esforços neste momento difícil para auxiliar o mais breve possível os municípios".
Até o momento, as prefeituras de Canguçu, Pedras Altas, Arroio Grande, São Lourenço do Sul e Piratini decretaram situação de emergência. Já os demais municípios estão realizando levantamento dos estragos para avaliar a possibilidade do decreto.
Dentre os pedidos em âmbito estadual, a Azonasul reivindica a homologação dos decretos de situação emergência; a transferência de recursos para a recuperação das estradas vicinais; recuperação das rodovias estaduais danificadas pela chuva; cedência de maquinário para melhorias de estradas e, principalmente, o protagonismo do Governo do Estado para a liberação de recursos federais aos municípios, além de liberação de recursos e linhas de crédito, para os agricultores.
Eduardo leite solicitou que as prefeituras detalhem os levantamentos para ter os decretos de emergência homologados pelo Estado. Ainda assim, Leite determinou que doações e necessidades urgentes sejam atendidas com o máximo de celeridade conforme possibilidades do governo.


Fonte: Comunicação/Deputada Franciane