Nova Prata adere a sistema que beneficia produtores locais

25/10/2019 (Atualizado em 25/10/2019 | 18:49)

Após um longo caminho e muito empenho da administração municipal, foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Estado a portaria que dispõe sobre a adesão do município de Nova Prata ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – Susaf.

A adesão permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais - SIM -, engajados neste sistema, o comércio em todo o Rio Grande do Sul. Na prática, significa que produtos de origem animal como salame, queijo e mel não terão mais as barreiras que antes impediam a venda intermunicipal.
O processo de adesão do município começou em 2018 com a revisão e adequação da legislação municipal pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio do veterinário André Kloeckner Machado. "Foram muitas ações e trabalho para viabilizar a habilitação de Nova Prata ao sistema", relata a chefe de gabinete Luciane Maria Bristot, que acompanhou todo o processo de implantação do sistema.
O Susaf, assim como o SIM de Nova Prata, atualmente estão sob a coordenação da veterinária Tatiana Melina Caduri e funcionam em sala própria. Com a adesão ao Susaf "os benefícios não são somente para as agroindústrias, mas também aos consumidores que terão a garantia de adquirir produtos inspecionados e com procedência", comenta a veterinária. "Lembrando que a adesão ao sistema não é automática pelas agroindústrias e estas devem solicitar orientações para adquirirem o selo do Susaf", explica Tatiana.
A implantação do Susaf é regulamentada pelo Decreto Estadual n° 49340, de 5 de julho de 2012, e se aplica às agroindústrias familiares de pequeno porte, ou seja, estabelecimentos de propriedade ou posse de agricultores familiares, definidos pelo art. 3º da Lei Federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006, dirigidos de forma individual ou coletiva por eles, dispondo de área industrial, exceto anexos, construída de até 250m² destinada ao abate, ao processamento e à industrialização de produtos de origem animal.

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Nova Prata