Núcleo debate a Dívida Pública e planeja ações

24/10/2019 (Atualizado em 25/10/2019 | 13:12)

O Núcleo de Questionamento da Dívida Pública e Combate ao Rentismo do PSB/RS realizou uma reunião de trabalho na quarta-feira (23) na sede estadual, em Porto Alegre. Também definiu a organização e o planejamento de atividades para o próximo mês.
No encontro, o secretário geral do PSB, Vicente Selistre e o professor Joaquim Terra fizeram uma análise da conjuntura política e econômica nacional, internacional e do Rio Grande do Sul. Terra lembrou que o grande capital, em especial o financeiro, se coloca acima dos estados nacionais sufocando o setor produtivo. “Eles tratam países na lógica de território ocupado, se apoderando de nossas riquezas naturais, estatais, ciência e tecnologia, e acabam com nossos direitos para gerar mais lucro”. Ele alertou ainda para os riscos da ascensão da questão religiosa e seus impactos na vida política do país.
 Segundo Selistre, mesmo a experiência de um governo emergido de base democrática e popular, não enfrentou a política macroeconômica e os privilégios do setor financeiro. “O momento é de um amplo debate e pacto dos setores democráticos de partidos e movimentos sociais para barrarmos o avanço desta barbárie capitalista que enfrentamos hoje no Brasil”.
Foram definidos relatores para aprofundar o estudo de três temas específicos. O primeiro é sobre a situação da dívida pública que será feito por Selistre e Hermes Zaneti. O segundo trará alternativas para o desenvolvimento econômico, a cargo do professor Joaquim Terra e Junico Antunes. E o terceiro é sobre a previdência pública e os projetos que afetam os servidores públicos, sob  a responsabilidade do professor Tomaz Wonghon. Os pareceres destes estudos serão apresentados em uma reunião no dia 20 de novembro, também na sede estadual. “Nosso objetivo é subsidiar a direção estadual com elementos e pareceres sobre estes temas”, explica Selistre.
A reunião também serviu para a organização do Núcleo e a elaboração de um calendário de atividades. A comissão provisória é composta por Joaquim Terra, Tomaz Wonghon, Marisa Silva, o secretário da SSB, Marcelo Freitas, o secretário da NSB, Paulo Leites e o secretário geral, Vicente Selistre. A coordenação ficou sob a responsabilidade do presidente do PSB de Charqueadas, José Abraão. Está programado um encontro descentralizado no Vale do Sinos e uma reunião semanal do Núcleo.  

 

Fonte: Comunicação PSB